O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou nesta segunda-feira (28/6) um ataque contra um campo de refugiados em Gaza e pediu às autoridades palestinas garantias de segurança.
"O secretário-geral condenou o vandalismo da noite passada por homens armados mascarados contra instalações de uma colônia de férias na Faixa de Gaza", disse seu porta-voz, Martin Nesirky.
Homens mascarados incendiaram na madrugada desta segunda-feira as instalações de uma colônia de férias em Gaza, criada pela ONU para refugiados palestinos, pela segunda vez no espaço de algumas semanas.
O ataque não foi reivindicado, mas pode ser obra de islâmicos radicais hostis à influência do Ocidente e opostos a instalações onde meninas e meninos vivem juntos.
Ban "está muito preocupado porque se trata do segundo incidente em um mês", comentou Nesirky. "Tais ataques - completou - atentam contra o bem-estar das crianças de Gaza", entre as quais 250.000 participam de atividades recreativas das colônias de férias instaladas pela ONU.
"O secretários-geral chama as autoridades de fato a combater qualquer ato hostil às operações da ONU, e a garantir a segurança do pessoal", disse o porta-voz. "Pede que os responsáveis pelos incidentes sejam levados à Justiça".
Os mascarados ataram as mãos dos guardas da colônia de férias, mas não os feriram, e depois tocaram fogo em cadeiras, mesas e outros móveis do local, segundo a ONU.