O candidato do PRI ao governo de Tamaulipas (nordeste do México), Rodolfo Torre, foi assassinado nesta segunda-feira (28/6) numa emboscada perto do aeroporto de Ciudad Victoria, capital estatal, informou um porta-voz do grupo político.
"O assassinato do candidato está confirmado", disse à AFP Fernando Moreno Peña, coordenador do PRI.
O dirigente do Partido Revolucionário Institucional (PRI) morto era considerado favorito às eleições ao governo de Tamaulipas.
No próximo domingo, serão realizadas votações em 14 estados do México, e em 12 deles estará em jogo o cargo de governador.
Dez dos estados em disputa são atualmente governados pelo PRI (centro-esquerda), que em vários deles formou alianças com o Partido Ação Nacional (conservador) e com o Partido da Revolução Democrática (PRD, esquerda).
Desde 1929, o PRI governa Tamaulipas, um estado na fronteira com os Estados Unidos e com litoral sobre o Golfo do México, cenário nos últimos meses de violentas disputas entre narcotraficantes.
Esses confrontos envolveram o cartel do Golfo e seus antigos aliados de ;Los Zetas;, um grupo paramilitar que estendeu suas ações ao Centro e ao Sul da América.
No dia 13 de maio, o candidato do PAN, o prefeito de Valle Hermoso, José Mario Guajardo, foi encontrado morto num episódio atribuído a grupos do crime organizado.