TORONTO - O presidente americano, Barack Obama, instou este domingo (27/6) a ONU a adotar um "claro reconhecimento" de que a "beligerante conduta" da Coreia do Norte é "inaceitável" e elogiou o governo da vizinha Coreia do Sul por sua "extraordinária moderação".
"Nosso foco de atenção principal no Conselho de Seguranla da ONU, agora, é estabelecer um claro reconhecimento de que a conduta beligerante da Coreia do Norte é inaceitável para a comunidade internacional", disse Obama em entrevista coletiva em Toronto, ao fim da cúpula dos líderes do G20, que reúne países ricos e emergentes.
Obama reiterou que uma investigação multinacional responsabilizou Pyongyang pelo naufrágio de uma corveta sul-coreana, em março, no qual morreram 46 marinheiros, após a embarcação ter sido atingida por um torpedo.
Segundo o presidente americano, seu colega sul-coreano, Lee Myung-Bak, "deu provas de uma extraordinária moderação, dadas as circunstâncias".
"É absolutamente necessário que a comunidade internacional o apoie e envie uma mensagem clara à Coreia do Norte de que este tipo de comportamento é inaceitável", insistiu.