Um terremoto de magnitude 5 atingiu nesta quarta-feira (23/6) o Canadá, segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA. O tremor foi registrado as 13h41 locais (14h41 de Brasília), a uma profundidade de 18 km e a 53 km ao norte de Ottawa, capital do país.
Ainda não há relatos sobre vítimas, mas foram registrados apenas danos pequenos, segundo relatos da população. Testemunhas disseram que o tremor chacoalhou edifícios em Toronto e foi sentido em várias cidades próximas.
"Eu estava em casa quando senti um tremor na parede. Foi um pouco forte, mas rápido, inclusive chegou a derrubar alguns objetos em casa", disse a estudante Fabiana Cunha, 27 anos, que mora próximo ao centro de Toronto. "Quando sai para trabalhar, as pessoas só comentavam sobre isso. Pelas notícias, ao menos aqui em Toronto, não ouvi falar de vítimas", explicou.
O ministro do meio ambiente do Canadá, Jim Prentice, estava dando uma entrevista a uma emissora de tevê local quando o terremoto começou. De acordo com declarações, o ministro viu a cadeira da sala dele se mexendo e logo terminou a entrevista.
Edlaine Tunuchi, funcionária de um banco do centro da cidade, local onde é realizado o encontro do G-20, disse que no momento do tremor ela estava no subsolo do prédio e não sentiu o tremor. No entanto, ao chegar no primeiro andar, ouviu relatos de seus colegas de trabalho que, apesar de fraco, alguns computadores começaram a balançar. Não houve estragos. ;Está tudo tranquilo aqui. No começo, a mídia estava eufórica, mas agora tudo se acalmou. O tremor foi sentido mais em Ottawa;.