Jornal Correio Braziliense

Mundo

Colômbia: EUA cumprimentam Santos e prevêem cooperação

Os Estados Unidos felicitaram Juan Manuel Santos por sua vitória nas eleições presidenciais colombianas e informaram esperar que a cooperação entre ambos os países seja reforçada, declarou nesta segunda-feira (21/6) um porta-voz do Departamento de Estado, Charles Luoma-Overstreet.

"Felicitamos o presidente eleito Juan Manuel Santos por sua eleição e o povo e governo colombiano por um processo eleitoral exemplar", afirmou Luoma-Overstreet em comunicado enviado à AFP.

"Esperamos poder trabalhar com o presidente eleito para aprofundar nossa aliança e avançar em objetivos comuns", completou o comunicado.

O candidato governista venceu no segundo turno das eleições presidenciais com 69% dos votos frente a 27,5% do independente Antanas Mockus.

A Colômbia é o principal aliado dos Estados Unidos na região.

Santos, ex-ministro da Defesa do governo do presidente Alvaro Uribe, negociou no ano passado com Washington o uso conjunto de sete bases militares, o que levantou críticas por parte de países da região.

Os Estados Unidos entregaram desde o ano 2000 em torno de 6 bilhões de dólares ao Plano Colômbia, o acordo mais importante na região de luta contra o narcotráfico e a insurgência.

"Obviamente, (Santos) nos conhece muito bem, e esperamos que haja continuidade na relação", afirmou o porta-voz oficial do Departamento de Estado, Philip Crowley, em coletiva de imprensa.

Questionado sobre as intenções de Santos de melhorar as relações da Colômbia com a Venezuela, Crowley limitou-se a declarar: "lhe desejamos boa sorte".