Bruxelas - Os primeiros resultados parciais das eleições legislativas celebradas domingo (13/6) na Bélgica concediam a um partido separatista, a Nova Aliança Flamenga (NVA), a vitória na região de Flandres pela primeira vez na história do país, informa a imprensa belga.
O partido liderado por Bart De Wever, que defende a independência a médio prazo de Flandres (norte do país), obteve entre 23 e 32% dos votos em seis colégios eleitorais, segundo dados da televisão flamenga.
Se confirmados os resultados, o NVA vai se tornar na primeira força em Flandres, dificultando ainda mais a formação de um governo federal de coalizão com os francófonos de Valônia (sul).
O pequeno reino, de 10 milhões de habitantes, está consumido em grave crise política pelas diferenças entre as comunidades francófona e flamenga, partidária cada vez mais de divisão do país.
Mais de sete milhões de eleitores foram convocados neste domingo a eleger 150 deputados federais num pleito antecipado, depois da queda do governo de coalizão dirigido pelo democrata-cristão flamengo Yves Leterme, em abril passado.