O candidato do governo, Juan Manuel Santos, ganharia com 65,1% dos votos o segundo turno das eleições presidenciais de 20 de junho, na Colômbia, com o rival, Antanas Mockus, ficando com 28,0%, segundo pesquisa de intenção de voto publicada neste sábado.
De acordo com a enquete divulgada pelo jornal El Tiempo, de Bogotá, 4,1% dos eleitores vão votar em branco, de um total de quase 30 milhões de colombianos habilitados a participar do segundo turno eleitoral.
A pesquisa, com margem de erro de 2,26 pontos, foi realizada pela empresa Datexco, tendo sido ouvidas 1.967 pessoas em 23 dos 32 departamentos (províncias) do país.
No domingo, Santos e Mockus encerram suas campanhas.
Santos obteve 46,5% dos votos no primeiro turno, contra 21,5% dados a Mockus.
Segundo o candidato, em sua proposta de "grande acordo de união nacional" caberão "todos os colombianos que respeitarem a Constituição".
O ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus, que promete uma mudança da sociedade corroída pela cultura do narcotráfico, e um retorno da moral, da educação e da transparência, convoca os eleitores mais jovens, mas urbanos e que pertençam à classe média alta.
Os que já se decidiram pelo ex-ministro da Defesa Juan Manuel, herdeiro político do popular presidente Alvaro Uribe e que promete continuar com suas políticas na luta contra a guerrilha, são os eleitores de mais idade, de classes mais humildes e que vivem em localidades menores.