Jornal Correio Braziliense

Mundo

Adolescente que tentava dar a volta ao mundo é resgatada

A adolescente americana Abby Sunderland, de 16 anos, que sofreu um acidente quando tentava dar a volta ao mundo em solitário num veleiro, foi resgatada neste sábado (12/6) no Oceano Indico.

"O resgate da navegante Abby Sunderland no ;Wild Eyes; foi realizada pelo pesqueiro ;Ile de La Reunion; às 19H45, hora local, (06H45 de Brasília)", anunciou a Autoridade da Segurança Marítima australiana.

Abby foi localizada por um Airbus da companhia aérea Quantas procedente de Perth. "Era apenas um ponto no oceano (...) Foi muito difícil vê-la", explicou um porta-voz da agência australiana de emergência, Chris Lawson.

[SAIBAMAIS]"O barco está flutuando, mas sem mastro, o que indica que foi atingido por uma forte onda. Ela já informou que está bem, tem o que beber e comer, e seu aquecedor está funcionando".

A jovem saiu da Califórnia em janeiro. Sua viagem foi criticada pela imprensa americana, que considerou seu itinerário muito arriscado, em particular a travessia do Oceano Índico em pleno inverno austral.

O irmão da jovem aventureira, Zac Sunderland, também realizou no ano passado uma volta ao mundo só e sem assistência, em oito meses, quando tinha 16 anos.