Até 40 mil barris de petróleo podem estar vazando diariamente da base da plataforma da BP que explodiu no Golfo do México, afirmaram autoridades americanas nesta quinta-feira (10/6), mais que o dobro das previsões anteriores.
"A menor estimativa que estamos prevendo e que os cientistas pensam ser possível é provavelmente de 20 mil barris, e a maior é de pouco mais de 40 mil", afirmou à imprensa Marcia McNutt, diretora do Instituto Geológico americano e responsável por uma equipe que avalia as consequências do vazamento.
Os dados - coletados antes da instalação, no dia 3 de junho, de um sistema de contenção do petróleo - apresentam mais que o dobro da previsão anterior, que era de 12 a 19 mil barris por dia.
O almirante Thad Allen, comandante da Guarda Costeira americana, responsável por supervisionar as ações após o pior desastre de petróleo da história dos Estados Unidos, afirmou que o mecanismo de contenção capturou mais de 15 mil barris em 24 horas. Futuramente, esperam coletar até 28 mil barris por dia.
Houve temores antes da tubulação ser cortada de que a operação poderia piorar o vazamento em 20%, embora o secretário do Interior, Ken Salazar, tenha afirmado na quarta-feira que as chances eram provavelmente de 4 a 5%.