Brasília - O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, disse nesta quinta-feira (10/6) que tanto o Brasil quanto a Turquia agiram de boa-fé ao manifestar solidariedade ao Irã, votando contra as sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Na avaliação do embaixador, que participou do 3; Fórum Brasil - Estados Unidos, promovido pela Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio), os Estados Unidos saberão administrar as diferenças de pontos de vista entre as nações de forma que as divergências não criem obstáculos às relações com o Brasil. Para Shannon, é natural que o Brasil procure parceiros comerciais e as autoridades norte-americanas deverão agir com o bom senso na hora de fazer as avaliações.
O diplomata lembrou que as sanções aprovadas pela ONU visam fazer o governo do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad entender que é preciso seguir as normas da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea). O fato de as sanções terem recebido o apoio dos demais países que integram o Conselho de Segurança, na opinião do embaixador, mostra que, assim como os Estados Unidos, todos querem que o Irã ponha um fim ao programa nuclear.
;Há um compromisso forte da parte da comunidade internacional de seguir procurando uma solução pacífica e mostrar ao Irã que ele tem de respeitar o Conselho de Segurança da ONU;, afirmou. O embaixador acredita que tanto os Estados Unidos quanto os países da União Europeia poderão agir com mais rigor nas relações bilaterais em consonância com as sanções da ONU.