O chefe de governo italiano Silvio Berlusconi causou surpresa, nesta quinta-feira (10/6), em Roma, ao deixar sozinho, de repente, diante de jornalistas o líder espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, durante una coletiva na sede de governo italiano, o Palácio Chigi.
"Deixo o amigo José Luis com as perguntas da imprensa sobre sua visita ao Papa e me despeço dele como se fosse um santo. Porque depois de ter sido abençoado pelo Santo Padre está em estado de graça", comentou Berlusconi em tom divertido, abandonando a tribuna.
Depois de alguns segundos de indecisão, Zapatero não escondeu o espanto deixando a sala por alguns instantes e voltando depois que funcionários já haviam retirado a bandeira italiana da sala.
Segundo a imprensa, Berlusconi "quebrou o protocolo" para evitar submeter-se ao ;fogo cruzado; dos jornalistas.
O chefe de governo socialista espanhol realizou visita relâmpago de poucas horas à Italia e ao Vaticano, durante a qual foi recebido pelo Papa Bento XVI no Vaticano e almoçou com Berlusconi.
A visita foi programada como parte de suas funções como presidente de turno da União Europeia, com mandato até o final de junho.