O partido de direita "Cambio Radical" do ex-candidato Germán Vargas, que obteve 10,1% dos votos no primeiro turno das eleições presidenciais na Colômbia, apoiará o governista Juan Manuel Santos no próximo dia 20 de junho, anunciou nesta terça-feira o grupo político.
O partido faz parte da coalizão de governo do atual presidente Alvaro Uribe, e concorreu com um candidato próprio às eleições presidenciais. "O Comitê Político do ;Cambio Radical; manifesta seu apoio à candidatura de Juan Manuel Santos e apresentará iniciativas legislativas para tornar realidade as propostas defendidas durante a campanha eleitoral", afirmou a diretoria deste movimento em comunicado.
Segundo a decisão, o candidato governista deverá introduzir em sua proposta de governo vários projetos apresentados por Vargas Lleras durante a campanha, relacionadas a uma reforma judicial e política, luta contra a corrupção e programa de saúde e habitação.
O "Cambio Radical" obteve 21 cadeiras nas eleições legislativas de março passado, com oito senadores e 13 representantes na Câmara (baixa).
Santos, do Partido Social da Unidade Nacional (Partido da U, direita), obteve a mais alta votação no primeiro turno, com 46,6% dos votos, e projetou, em caso de vitória no segundo turno, a criação de um "governo de unidade nacional".>
Além do "Cambio Radical", Santos conta com o apoio do Partido Conservador e da bancada parlamentar do Partido Liberal.
Já o independente Antanas Mockus, do Partido Verde e que conseguiu 21,5% no primeiro turno, não fez alianças até agora com nenhum grupo político para concorrer no segundo turno.