Os preços do petróleo fecharam em leve baixa nesta segunda-feira (7/6) em Nova York, em um pregão volátil, como consequência dos temores do mercado sobre a recuperação econômica, enquanto em Londres houve alta de alguns centavos.
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em julho fechou em 71,44 dólares, em baixa de 7 centavos em relação à sexta-feira.
No InterContinentalExchange de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento subiu 3 centavos, para 72,12 dólares. "O mercado simplesmente não consegue se decidir sobre o que poderá acontecer", constatou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.
O mercado teve uma sessão volátil, com o barril de WTI caindo a 69,51 dólares nas operações eletrônicas prévias à abertura, incapaz de se recuperar do pregão de sexta-feira, no qual perdeu 3,10 dólares.
"A debilidade dos dados mensais de emprego sugeriu que a economia americana ruma para uma segunda queda em sua atividade (...). Isso deverá manter os mercados voláteis no começo da semana", afirmaram analistas da MF Global.
Na ausência de indicadores básicos para o mercado de petróleo, este foi afetado por diversos fatores: os mercados de ações globalmente em baixa e o dólar fortalecido. O euro registrou nesta segunda-feira um novo piso em quatro anos, a 1,1878 dólar, recuperando-se às 18h00 GMT (15h00 de Brasília), a 1,1938 dólar.