Jornal Correio Braziliense

Mundo

Militantes mortos em ação israelense foram baleados na cabeça

Londres ; Os nove turcos da frota internacional de ajuda à Faixa de Gaza mortos durante a ação de um comando militar israelense, na última segunda-feira (31/5), receberam vários tiros, muitos deles na cabeça, revela neste sábado o jornal britânico The Guardian, que cita as autoridades de Ancara.

Yalcin Buyuk, vice-presidente do Conselho Turco de Medicina Legal, que realizou as autópsias a pedido do Ministério da Justiça, disse ao The Guardian que as nove vítimas receberam 30 tiros no total.

Um homem de 60 anos foi baleado na testa, no peito, no quadril e nas costas, enquanto um cidadão turco-americano recebeu tiros no rosto, na nuca, nas costas e nas pernas, segundo o jornal.

Dois outros homens receberam quatro e cinco tiros nas costas e na parte de trás da cabeça, informou Buyuk.

As autoridades israelenses afirmam que o comando reagiu a um ataque dos militantes, que utilizaram barras de ferro e facas para repelir a abordagem do ferry turco Mavi Marmara, o principal barco da chamada "Frota da Liberdade".

O ataque ocorreu em águas internacionais contra a frota que pretendia furar o bloqueio imposto desde 2007 por Israel à Faixa de Gaza.