Jornal Correio Braziliense

Mundo

Incêndio em Bangladesh mata mais de cem pessoas

Bombeiros suspenderam as buscas por sobreviventes em um incêndio no centro histórico de Dacca, na capital de Bangladesh, onde o número de mortos chega a 108, informou esta quinta-feira (3/6) uma fonte oficial.

O fogo foi causado por uma falha elétrica e se ampliou antes da chegada dos bombeiros por diversos edifícios, atingindo centenas de moradores de Kayettuli, uma das regiões mais povoadas de Dacca, informou o chefe do serviço dos bombeiros, Abu Nayeem.

Um balanço anterior dava conta de 87 mortos.

"Ao menos sete edifícios foram invadidos pelo fogo. Havia lojas que vendiam produtos químicos no térreo. As pessoas ficaram presas pelas chamas, que se propagaram rapidamente", explicou o responsável, que indicou que uma padaria também foi atingida.

"Lutamos para entrar (nos edifícios em chamas) pelas escadas muito estreitas desses edifícios antigos", completou Nayeem.

"É uma enorme tragédia. Solicitamos todos os médicos de Dacca que venham atender os feridos", afirmou à AFP o ministro da Saúde, A.H.M. Huhal Haque.

Uma centena de pessoas vítimas de graves queimaduras ou intoxicadas foram hospitalizadas.

Os incêndios causados por curto-circuitos e outras deficiências dos sistemas elétricos ou por instalações que não obedecem às normas são frequentes em Bangladesh, onde a legislação para as construções é raramente respeitada.