O presidente americano, Barack Obama, e a governadora do Arizona, Jan Brewer, que promulgou uma polêmica lei antiimigração, concordaram nesta quinta-feira que a falta de ação em reformar o sistema de imigração federal é "inaceitável", comunicou a Casa Branca.
"O presidente e a governadora concordaram que a falta de ação para reformar o sistema no nível federal é inaceitável", afirmou o comunicado divulgado depois de uma reunião entre ambos.
Obama pediu à governadora republicada que se una a seus esforços para aprovar uma reforma integral, afirmou o texto.
Brewer promulgou no dia 23 de abril uma lei que tornou a imigração ilegal um crime no Arizona.
A lei obriga a polícia a pedir documentos a qualquer pessoa sob suspeita de ser um imigrante ilegal, com base em "dúvidas razoáveis".
"O presidente (Obama) reiterou sua preocupação com a medida, inclusive o fato de que uma mistura de diferentes regulamentos de imigração em todo o país poderá interferir com a responsabilidade do governo federal para fixar e aplicar a política migratória" nos Estados Unidos, explicou o texto.
A Casa Branca qualificou de "bom" o encontro entre Obama e Brewer, enquanto nos arredores dezenas de pessoas protestavam contra a visita da governadora.