Quinhentos e vinte e sete passageiros da frota internacional para Gaza deixaram Israel de avião na madrugada desta quinta-feira, hora local, seguindo em direção à Turquia e à Grécia, anunciou à AFP um porta-voz israelense.
No total, "527 passageiros da frota partiram de Israel. A grande maioria foi de avião para a Turquia, e os demais partiram do aeroporto Ben Gurion rumo à Grécia", disse à AFP um porta-voz do ministério israelense das Relações Exteriores.
Um irlandês, um italiano e um australiano permaneceram em Israel "por motivos técnicos", acrescentou o porta-voz, sem dar mais detalhes.
Já os sete passageiros do grupo de ativistas pró-palestinos feridos durante o ataque contra os barcos que se dirigiam à Faixa de Gaza seguem hospitalizados em Israel, acrescentou o porta-voz.
Os corpos dos nove passageiros mortos pelos soldados israelenses também seguiram, em um avião especial, com destino à Turquia, acrescentou o porta-voz, que não informou a identidade e a nacionalidade das vítimas. Pelo menos quatro turcos morreram durante a operação israelense.
Na noite desta quarta-feira, dois ativistas feridos chegaram a Ancara. Pouco antes da aterrissagem do avião-hospital em uma base militar da capital turca, o ministro da Saúde, Recep Akdag, informou à imprensa que os passageiros eram um turco e um irlandês.
Israel decidiu na noite de terça-feira pela expulsão dos ativistas.