Jornal Correio Braziliense

Mundo

É proibido proibir

Nada reacionária ao lidar com sexo e drogas, Amsterdã tem também facetas românticas, elegantes e artísticas. E é fácil descobri-las. Basta alugar uma bicicleta ou desbravar a cidade a pé

Amsterdã provoca reações curiosas em quem a visita. Extremamente liberal, a cidade onde tudo (ou quase tudo) é permitido assusta da mesma forma que empolga muita gente. E, curiosamente, a capital holandesa ; conhecida em todo o mundo por não ver drogas e sexo como tabus ; também surpreende a todos por suas belezas e seu romantismo. Motivos para isso não faltam: além de ser a cidade das flores, dos famosos canais, das bicicletas e dos moinhos, é ponto de confluência das artes e também de muita história. Sem dúvida, um dos destinos mais interessantes de toda a Europa!

Não há como dissociar a capital holandesa da liberalidade com as drogas e o sexo. Quase tudo na cidade ; inclusive os souvenirs ; remetem aos dois temas. É possível encontrar, por exemplo, balas e chocolates com gosto de maconha, lingeries e camisetas com frases bem picantes ou até mesmo um singelo saleiro em formato fálico. Tudo muito natural em uma cidade onde um dos principais pontos turísticos é a Red Light Zone, ou o Bairro da Luz Vermelha. Durante o dia, trata-se de uma região comum, onde vive-se e mora-se normalmente. Mas, à noite, tudo se transforma. É lá também que se concentram os sex shops, as casas com espetáculos de strip tease e as famosas vitrines com garotas de programa.

As casas que oferecem shows de sexo explícito, também situadas nesse bairro, são um capítulo à parte. Há quem fique escandalizado em compartilhar tamanha intimidade com casais que se apresentam sem nenhum pudor em um palco giratório. Mas boa parte da plateia parece mesmo se divertir com tal atração. As apresentações se dão em um teatro, no qual o público fica sentado confortavelmente tomando cerveja e saboreando um peculiar doce: para eles, um pirulito em forma de seios; para elas, o mesmo doce, só que no formato de pênis. Rola de tudo no show e todos os casais-artistas são parceiros não só no palco, mas também na vida real. Vez por outra, nas apresentações solo, alguém da plateia é escolhido para cobaia. Sem dúvida, um dos momentos mais divertidos do espetáculo!

Detalhe importante: não é permitido filmar ou fotografar em nenhum local da Red Light Zone. Mas há sempre alguns que se arriscam e podem ser surpreendidos por um segurança mais truculento. O museu do sexo e o museu erótico, com objetos e imagens ligados ao assunto desde os tempos dos gregos até os dias atuais, também merecem uma visitinha.

CANAIS DE PROSPERIDADE
Outro aspecto que faz de Amsterdã bastante conhecida no mundo todo são os canais ; que permitiram à capital holandesa crescer e prosperar. Ela foi construída a partir do comércio marítimo e é uma das mais bem preservadas de toda a Europa. Por isso, uma das dicas para entrar realmente no clima da cidade é fazer um tour de barco. Com o passeio, que pode ser feito de dia ou à noite, dá para conhecer algumas das 1.281 pontes que cruzam sobre seus 165 canais, ligando 90 ilhas. Trata-se do dobro de canais e de pontes de Veneza. Não deixe de reparar também nas casas-barco ou em casas flutuantes.
Um charme!

; É bom saber

. Amsterdã tem um dos correios mais baratos de toda a Europa. Não só para enviar cartas, cartões-postais e afins, mas também para ajudar aqueles turistas mais consumistas. Do correio central da cidade, pode-se despachar boa parte dos souvenirs adquiridos nas viagens. Sai bem mais em conta do que pagar excesso de peso no aeroporto.

. Abrir a cabeça é fundamental. Como a cidade é liberal com drogas e sexo, procure não ficar reparando em certas atitudes ou recriminando-as.

. Em geral, o holandês é extremamente educado. Praticamente todo mundo fala bem o inglês.

. Alugue bicicletas. É impressionante a quantidade de gente que se locomove sobre duas rodas na capital holandesa. Os últimos dados revelam que há cerca de 1 milhão de magrelas só em Amsterdã. Mas é preciso ter cuidado. Existem pistas específicas para elas ; e, vira e mexe, um turista desavisado é surpreendido. Quando ouvir o sininho, pode saber que uma bike está se aproximando.

. Não deixe de degustar as delícias típicas, como os queijos, as vlaamse frites (batatas fritas com maionese) e os waffles, que os holandeses sabem preparar como ninguém.

. Um dos souvenirs mais famosos são os tamancos holandeses. Vale comprar tanto os originais feitos de madeira ou mesmo os de porcelana de vários tamanhos para decorar a casa.

. Não deixe de conhecer a noite de Amsterdã, que é tida como uma das mais agitadas da Europa. Pubs, boates e cafés funcionam de segunda a segunda e estão sempre bastante movimentados.

. Os fãs de cerveja não podem deixar de conhecer a fábrica e o museu da Heineken. No local, o visitante pode conhecer todo o processo de produção da famosa cerveja holandesa, além de degustar e comprar souvenirs.