A Casa Branca evitou nesta terça-feira condenar especificamente Israel pelo ataque contra a frota humanitária que se dirigia à Faixa de Gaza, mas afirmou que o fato mostrou que os movimentos de paz no Oriente Médio são mais necessários do que nunca.
[SAIBAMAIS]Questionado sobre se o presidente americano, Barack Obama, condenou Israel pelo ataque, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, citou o comunicado emitido pelo Conselho de Segurança da ONU.
O documento condenou "os atos que resultaram na morte de ao menos dez pessoas e deixaram muitos feridos", mas não diz se foram as ações de Israel que causaram o confronto.
"O comunicado do Conselho de Segurança que li pede uma investigação que seja rápida, imparcial, confiável e transparente, de acordo com os padrões internacionais, para precisar o que aconteceu", disse Gibbs. "E nós obviamente apoiamos isso."
Gibbs reiterou que Washington está trabalhando com Israel para discutir formas de aliviar as consequências humanitárias do bloqueio a Gaza, e disse que o incidente mostrou que os planos de paz no Oriente Médio são "mais necessários do que nunca".