As cidades de Montreal e Otawa, no Canadá, assim como Boston, nos Estados Unidos, estavam em alerta nesta segunda-feira (31/5) com a chegada da fumaça procedente de um grande incêndio nas florestas do Quebec, anunciaram as autoridades dos dois países.
O cheiro de fumaça era perceptível nesta segunda-feira pela manhã nas ruas de Montreal e Otawa.
Milhares de hectares pegavam fogo no centro de Quebec, onde eram registrados 52 focos de incêndio florestal, dos quais oito estavam fora de controle, segundo a Sociedade de Proteção das Florestas contra Incêndios (Sopfeu), uma agência do governo da província francófona.
Nesta segunda-feira, foi emitido o primeiro alerta por conta da fumaça em todo o sul do Quebec, região com maior densidade populacional da província. A medida também foi feita para a região de Ottawa, em Ontário, devido à mudança de direção dos ventos.
O serviço de meteorologia americano (NOAA, da sigla em inglês), emitiu um alerta que cobre os estados de Maine e de New Hampshire, que fazem fronteira com Quebec, assim como em Boston, Massachussets.
A agência de saúde pública do Quebec convidou "as pessoas vulneráveis a serem prudentes", lembrando em um comunicado que "a fumaça afeta sobretudo as pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, assim como as crianças asmáticas".