Jornal Correio Braziliense

Mundo

Soldado morre após confronto entre Exército e guerrilha na Colômbia

Brasília - Um soldado morreu na manhã deste domingo (30/5) na província colombiana de Meta, durante confronto entre o Exército e grupos armados, poucas horas depois do início da votação que elegerá o sucessor do presidente Álvaro Uribe. De acordo com o ministro do Interior e Justiça, Fabio Valencia, também foram registrados choques nas regiões de Cauca e Valle del Cauca. As informações são da Telam, agência oficial de notícias da Argentina.

Ainda segundo o ministro Valencia, uma hora e meia depois do início da eleição presidencial colombiana foram registrados 90 casos de violação da ordem pública, 157 estabelecimentos foram fechados por vender bebida alcoólica e 30 armas apreendidas. O governo colombiano informou que cinco minutos após o encerramento da votação, às 16h (às 18h pelo horário de Brasília), será divulgado o primeiro boletim com os resultados parciais.

Dos nove candidatos à sucessão de Álvaro Uribe, o governista Juan Manuel Santos, do Partido da "U", e Antanas Mockus, candidato do Partido Verde, aparecem empatados nas pesquisas na preferência dos eleitores, o que pode levar a decisão a um segundo turno. Mais de 130 mil homens, entre militares e policiais, fora mobilizados para garantir a segurança da eleição presidencial colombiana.