Cinco crianças que, desde de seu nascimento, viviam em cavernas obrigados pelo pai - um homem aparentemente com problemas mentais - foram resgatados pelas autoridades em uma zona rural do centro-leste do país.
"Como eles jamais tiveram contato com o mundo exterior, tirá-los de lá e dar um banho neles não foi fácil. Quando ligamos a televisão, eles saíram correndo", contou ao jornal El Tiempo de Bogotá Alirio Garzón, membro da Defesa Civil que participou no resgae.
De acordo com a matéria, o fato ocorreu em 14 de maio passado, numa zona rural do município de Turmequé, na província de Boyacá (centro-leste).
Três menores, de oito meses, dois e seis anos, foram localizados deitados juntos enquanto tentavam se aquecer uns aos outros, e perto deles, em outra caverna, estavam dois menores, de oito e onze anos.
"Os meninos estão bem, apenas uma menina de dois anos teve que ser levada para um centro de recuperação devido a um lamentável estado de desnutrição", afirmou, por sua vez, María Inés Osorio, prefeita de Turmequé (90 km de Bogotá).
Os pais dos menores fugiram depois da operação de resgate.