O presidente sudanês, Omar Al Bashir, sobre quem pesa um mandado de prisão internacional por crimes contra a humanidade em Darfur, será preso caso viaje à África do Sul para ver a Copa do Mundo, disse nesta quinta-feira seu colega sul-africano, Jacob Zuma.
"A África do Sul respeita o direito internacional e, como signatária dos tratados, aplicará a lei", afirmou Zuma diante do Parlamento, em resposta a uma pergunta sobre o que faria no caso de Al Bashir visitar o país, organizador do campeonato.
O governo sul-africano convidou todos os chefes de Estado africanos a assistir à partida de abertura e à final do Mundial da África do Sul (11 de junho - 11 de julho), o primeiro campeonato mundial que ocorre em um país do continente africano.
Mas Al Bashir recebeu, em março de 2009, ordem de captura pelo Tribunal Penal Internacional, que emitiu um mandado de prisão contra o presidente sudanês por seu envolvimento no conflito de Darfur (oeste do Sudão), no qual a ONU conta 300.000 mortos desde 2003, apesar de o Executivo de Cartum contabilizar 10 mil.