O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anulou uma viagem que tinha previsto ao Brasil para ficar na Espanha em meio à crise que o país atravessa, informou uma fonte da presidência.
Rodríguez Zapatero antecipou na quarta-feira à noite ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que não poderia participar na sexta e no sábado no III Fórum da Aliança das Civilizações, organizado no Rio de Janeiro.
O primeiro-ministro espanhol quer participar no conselho de ministros previsto para sexta-feira e continuar com as conversações sobre um projeto de reforma do direito do trabalho na Espanha, acrescentou o porta-voz.
Os deputados espanhois adotaram nesta quinta por uma pequena margem um plano de austeridade muito impopular anunciado pelo governo socialista para enfrentar a crise das finanças públicsa na Espanha.
O chefe de Governo espanhol deveria se reunir com Lula e com o primeiro-ministro português, José Socrates, durante sua estada no Brasil.
Rodríguez Zapatero será representado na reunião por seu ministro de Assuntos Exteriores, Miguel Angel Moratinos, segundo a imprensa espanhola.