Jornal Correio Braziliense

Mundo

BP recebeu três avisos antes de plataforma afundar na costa dos EUA

Os operários da plataforma petrolífera da British petroleum (BP) que afundou e gerou um vazamento de petróleo que se transformou em um dos piores desastres ambientais da história dos Estados Unidos recebeam três sinais de alerta antes do desastre. A informação foi divulgada nesta terça-feira (25) por membros do Congresso norte-americano, que investigam o acidente.

Os legisladores Henry Waxman e Bart Stupak indicaram que antes da explosão que afundou a plataforma, a empresa recibeu três indicadores de problemas no fluxo do poço. Os dois políticos tiveram acesso a uma onvestigação interna realizada pela BP em respeito ao acidente ocorrido no dia 20 de abril.

[SAIBAMAIS]"O primeiro ocorreu há 51 minutos antes da explosão, quando o petróleo que era escoado se encontrava em uma quantidade superior da que era bombeada", consta no relatório de um dos representantes que presidem a comissão de energía e comércio.

Outro indicador soou há 41 minutos antes da explosão, quando o petróleo seguia fluindo, o que provoco um inesperado aumento de pressão.

Com 18 minutos para a explosão "se observaram pressões anormais e o retorno do lodo, quando a bomba se fechou abruptamente", indicou o relatório.

Também houve sinais de que os operários da plataforma tentaram controlar a pressão antes da explosão, o que ocasionou o início do vazamento.