Jornal Correio Braziliense

Mundo

Vulcão entra em erupção na Costa Rica; não há riscos

O vulcão Arenal da Costa Rica, uma das principais atrações turísticas do país, entrou em erupção nesta segunda-feira (24/5), derramando lavas, cinzas e gases, o que provocou a evacuação do parque nacional onde ele está localizado. Não há pessoas em risco, informaram vulcanólogos.

A atividade vulcânica foi iniciada às 18h GMT (15h de Brasília) com a queda de ao menos oito avalanches de lava que saíram ininterruptamente de uma cratera de 1.633 metros de altura, o que levou as autoridades a fechar imediatamente o parque nacional Vulcão Arenal.

"Uma série de avalanches estão ocorrendo", explicou à AFP o vulcanólogo Eliécer Duarte, do Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica, que disse que não há pessoas em risco.

O vulcão, situado a 80 km de San José, é um dos principais destinos turísticos da Costa Rica e em torno dele existem dezenas de hotéis de luxo, restaurantes, discotecas e todo tipo de negócios vinculados ao turismo.

A última grande erupção do Arenal, em 29 de julho de 1968, matou 89 pessoas e deixou 30 mil afetados, causando perdas milionárias.

O vulcão também teve erupções menores em 1973, 1975, 1987, 1988, 1993 e 1999.