Milhares de pessoas assistiram neste sábado (22) à parada militar em Buenos Aires para comemorar o Bicentenário da Revolução pela Independência Argentina.
A parada reuniu cerca de 5 mil militares e policiais na Avenida 9 de Julho, muitos com trajes de época, em meio a milhares de bandeiras azuis e brancas, as cores da Nação argentina.
As comemorações do Bicentenário prosseguirão hoje com a chamada Marcha Federal, na qual desfilam pela 9 de Julho carroças, grupos representando as províncias e companhias de música e danças típicas de cada região.
Esta noite, uma festa da música latino-americana reunirá Gilberto Gil, os argentinos León Gieco, Gustavo Santaolalla e Víctor Heredia, os chilenos do Los Jaivas, o uruguaio Jaime Roos, o cubano Pablo Milanés e o colombiano Totó la Monposina, entre outros artistas.
A Revolução de 25 de Maio de 1810 foi o primeiro grito de liberdade para a independência da coroa espanhola, o que abriu caminho à libertação de Chile e Peru, até que em 1816 a Argentina declarou sua independência.