O Irã prestará informação, na próxima segunda-feira 24/5), à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) do acordo de troca de urânio assinado pelo país com Brasil e Turquia, anunciou nesta sexta-feira (21/5) a empresa oficial Irna.
"A representação da República Islâmica na AIEA entregará no dia 24 de maio ao diretor-geral da agência uma carta", referente ao acordo com Turquia e Brasil, disse a Irna, citando um texto liberado pelo Conselho Supremo de Segurança nacional.
De acordo com o comunicado, a data foi fixada após consultas com o escritório do diretor-geral da AIEA. Representantes de Turquia e Brasil estarão presentes no ato de entrega da carta.
O acordo assinado na segunda-feira em Teerã prevê a troca na Turquia de 1.200 kg de urânio levemente enriquecido (3,5%) por 120 kg de combustível enriquecido a 20% disponibilizado pelas grandes potências e destinado ao reator de pesquisas nucleares com finalidades médicas de Teerã.
A AIEA havia proposto, em outubro, que o Irã enviasse 1.200 kg de urânio levemente enriquecido à Rússia, para ser enriquecido a 20% antes de ser transformado pela França em combustível para o reator.
No entanto, o Irã não chegou a aceitar a oferta, alegando falta de garantias.
Na quarta-feira, o diretor-geral da AIEA, Yukiya Amano, declarou em Bucareste que a agência aguardava um comunicado por escrito do Irã em relação a esse acordo.
"Na segunda-feira, dia 17 de maio, fui informado sobre uma declaração assinada entre os primeiros-ministros do Irã, da Turquia e do Brasil, afirmando que o Irã entraria em contato com a AIEA no prazo de uma semana. Então, espero a nota por escrito. É a situação atual", disse à imprensa.