Dois astronautas do ônibus espacial Atlantis realizaram nesta sexta-feira a última saída ao espaço na Estação Espacial Internacional (ISS) para completar o trabalho de mudança de baterias e outras tarefas antes de voltar para Terra.
Essa foi a 239; caminhada ao espaço realizada por astronautas americanos, a quinta para Bowen e a terceira para Good, segundo a Nasa.
Depois deste voo, só restarão dois lançamentos de ônibus espaciais, o do Discovery em meados de setembro e do Endeavour, no fim de novembro. Em sguida, os três ônibus espaciais serão retirados de serviço após três décadas operacionais.
O Atlantis e sua tripulação transferiramo mais de 12 toneladas de materiais, seis bateriais para as antenas solares da estação, alimentos e experiências científicas.
O módulo russo Rassvet ("Aurora", em ruso) ou MRM-1 é o maior elemento dos transportados pela Atlantis.
A ISS, um projeto de 100 bilhões de dólares que começou em 1998, no qual participam 16 países, é financiado principalmente pelos Estados Unidos.
Depois do fim dos ônibus espaciais, os Estados Unidos dependerão dos Soyuz russos para levar seus astronautas à Estação, até que um lançador americano fique pronto para substituição em 2015.