Felipe Calderón prestou nesta quinta-feira uma homenagem inédita, feita por um presidente mexicano, ao túmulo do soldado desconhecido, no cemitério de Arlington, próximo a Washington, onde também descansam os restos de militares que participaram da última invasão americana ao México, em 1914.
Calderón decidiu romper com a tradição e colocou uma grande coroa de flores vermelhas e brancas no monumento, que abriga corpos de militares americanos com identidade desconhecida, e que também participaram das guerras mundiais e das da Coreia e Vietnã.
O presidente mexicano visitou Arlington, última morada de soldados e importantes personalidades americanas, como uma de suas últimas atividades da visita de Estado de dois dias aos Estados Unidos.
Nenhum chefe de Estado mexicano havia antes feito qualquer tipo de homenagem em Arlington, onde estão líderes militares que participaram da invasão americana ao México em 1914, iniciada com a ocupação de Veracruz.
Oficialmente, o gesto de Calderón foi de reciprocidade, após Bill Clinton colocar, em 1997, uma oferenda no monumento dos Meninos Heróis, mortos na tomada de Veracruz, segundo uma fonte da presidência mexicana.