A biblioteca mais antiga de Nova York recebeu de volta um livro emprestado ao primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, há 221 anos, e que nunca havia sido devolvido.
"The Law of Nations", um livro de direito escrito por Emer de Vattel, foi entregue pela Biblioteca da Sociedade de Nova York no dia 5 de outubro de 1789 e o presidente, como muitas pessoas menos ilustres, não se lembrou de devolvê-lo.
"O livro não foi devolvido e não foi paga nenhuma multa", indicou a biblioteca em um comunicado. "Era um segredo muito bem guardado pela instituição durante anos".
Em 1789, a biblioteca compartilhava um edifício com a sede do governo dos Estados Unidos, incluindo o Congresso e a presidência, que nessa época ficavam no sul de Manhattan, em frente à atual bolsa de Wall Street.
Mas George Washington pode descansar em paz: o museu de Mount Vernon, situado no local da então residência pessoal do ex-presidente na Virgínia, percebeu a falta e devolveu o exemplar à biblioteca de Nova York.