Dois astronautas americanos completaram com sucesso nesta quarta-feira (19/5) a segunda das três caminhadas espaciais da missão Atlantis, durante a qual trocaram quatro baterias na Estação Espacial Internacional (ISS), informou um porta-voz da Nasa.
Steve Bowen e Michael Good voltaram para a sala de descompressão da estação às 17h47 GMT (14h47 de Brasília), pondo fim a uma expedição orbital de sete horas e nove minutos, ou seja, quase 40 minutos a mais que o previsto.
A expedição foi ampliada para permitir que os astronautas instalassem uma quarta bateria, além das três que deveriam substituir inicialmente.
Essa foi a 238; caminhada ao espaço realizada por astronautas americanos, a quinta para Bowen e a terceira para Good, segundo a Nasa.
No domingo, o Atlantis acoplou à ISS, onde deve permanecer por sete dias levando um carregamento de mais de 12 toneladas de materiais, seis baterias para os painéis solares da estação, alimentos e materiais para experimentos científicos.
Após esse voo, a princípio restariam apenas duas viagens de ônibus espaciais: do Discovery, na metade de setembro, e do Endeavour, no fim de novembro. Depois, as três naves serão enviadas ao museu, coroando três décadas de trabalho que permitiram a construção da estação espacial.