Depois uma semana fora do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerra amanhã (19/5) em Lisboa (Portugal) o ciclo de viagens que incluiu a Rússia, o Catar, Irã e a Espanha. Ele participa da 10; Cimeira Brasil e Portugal, que integra uma série de reuniões anuais para discussão de ações comuns entre os dois países.
Lula chega a Portugal no momento em que o governo fixa uma série de medidas para evitar a ampliação das consequências da crise econômica - que já atingiu a Grécia e, em menor escala, avança para Portugal e Espanha.
Nos últimos dias, o primeiro-ministro português, José Sócrates, afirmou que é possível confiar na economia de Portugal. Paralelamente, o Conselho de Ministros de Portugal aprovou o Programa de Estabilidade e Crescimento que pretende reduzir o déficit orçamentário de 9,3% e 7,3%. Além do programa, foram aprovadas mais decisões que visam a combater os avanços da crise.
As medidas incluem a racionalização e o saneamento financeiro das empresas públicas, a redução de 5% nos salários dos cargos políticos e de gestores públicos, sobretaxas a lucros tributáveis acima de 2 milhões de euros, assim como a operações de crédito ao consumo.