Os astronautas Garrett Reisman e Stephen Bowen retornaram a ISS às 19H19 GMT (16H19 de Brasília), após sete horas e 25 minutos de caminhada espacial, na qual instalaram um segundo painel solar e peças de reposição no braço robótico da estação, Dextre.
Esta foi a caminhada de número 237 por parte de astronautas americanos, a segunda para Reisman e a quarta para Bowen, segundo a Nasa.
Outras duas saídas desse tipo, de seis horas e meia cada uma, estão previstas nessa missão de 12 dias do Atlantis.
No domingo, o Atlantis se acoplou a ISS, e permanecerá unido por sete dias, nos quais seus seis astronautas transferirão mais de 12 toneladas de materiais, seis baterias para os painéis solares, alimentos e experiências científicas.
O módulo russo Rassvet ("Aurora", em ruso) ou MRM-1 é o maior elemento dos transportados pela Atlantis. Após esse voo, a princípio restam apenas duas viagens de ônibus espaciais: a do Discovery, no meio de setembro, e a do Endeavour, no fim de novembro.
Depois, os três ônibus espaciais serão enviados ao museu, coroando três décadas de serviço que permitiram construir a estação espacial, e os Estados Unidos dependerão dos Soyuz russos para levar seus astronautas ao espaço, até que um lançador americano fique pronto, em 2015.