MÉXICO - Uma ampla operação foi iniciada pelas autoridades do México para encontrar o ex-candidato à presidência Diego Fernández de Cevallos, reportado como desaparecido no sábado depois que sua camionete foi encontrada abandonada em sua fazenda de Querétaro.
Militares e policiais realizavam operações de busca do ex-legislador de 69 anos nos estados de México, Querétaro, Hidalgo e Guanajuato (centro do país).
Fernández de Cevallos foi candidato à presidência em 1994 pelo conservador Partido de Ação Nacional (PAN), atualmente no poder.
De acordo com as primeiras investigações da procuradoria, o político foi reportado como desaparecido de sua fazenda em Querétaro, onde sua camionete Hummer foi abandonada. Ao lado do veículo estavam alguns objetos pessoais manchados de sangue.
O governo federal "está atuando de forma muito coordenada" com as diferentes instâncias no país para o "esclarecimento" do caso e a "localização" do ex-candidato à presidência, disse neste domingo o presidente mexicano, Felipe Calderón, que estava em Comillas (Espanha).
Fernández de Cevallos é um "mexicano muito destacado, um político chave da transição" e também um "amigo pessoal", afirmou o presidente, que disse ter conversado com os filhos do desaparecido. Eles estão "firmes e fortes", seguindo o exemplo de seu pai, comentou Calderón.
Um porta-voz da procuradoria mexicana, que se nega a qualificar o caso de sequestro, disse à AFP neste domingo que ainda não tem pistas do paradeiro do ex-senador.