O herdeiro da coroa espanhola, o príncipe Felipe de Borbón, presidirá na próxima segunda-feira (17/5) o jantar de honra oferecido aos chefes de Estado e de governo que participarão da cúpula entre União Europeia e América Latina e Caribe, que ocorrerá na próxima segunda e terça-feira em Madri.
O príncipe Felipe, acompanhado de sua mulher, a princesa Letizia, presidirá o jantar no Palácio Real de Madri, de acordo com a casa real espanhola.
A princípio, o rei Juan Carlos I presidiria o jantar de gala oferecido aos governantes europeus e latino-americanos, mas teve de ser substituído por seu herdeiro porque ainda se recupera da cirurgia à qual foi submetido na semana passada.
O rei de 72 anos operou no último sábado pela manhã um nódulo benigno no pulmão direito, detectado durante exames feitos em 27 de abril.
O monarca deixou o Hospital Clinic de Barcelona na última terça-feira, depois de receber alta, e continua sua recuperação na Clínica Planas, na mesma cidade.
Pouco depois de concluir a operação no último sábado, o doutor Laureano Molins, diretor da equipe médica que realizou a cirurgia, assegurou que o rei poderá retomar atividades "não físicas" em 15 dias.
Além do jantar de gala, o príncipe Felipe também substituirá seu pai na final da Copa do Rei que será disputada entre Atlético de Madri e Sevilha na próxima quarta-feira em Barcelona, sendo o encarregado de entregar o troféu.