Jornal Correio Braziliense

Mundo

Reforma eleitoral do Chile inclui voto dos residentes no exterior

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, apresentou nesta sexta-feira (14/5) um projeto de lei para reformar o sistema eleitoral, voltado para aumentar a participação cidadã, e que inclui modificações como a instauração do voto dos chilenos residentes no exterior.

Piñera disse que a incorporação do sufrágio dos chilenos que residem fora do país ou que se encontram no exterior durante as eleições se concretizará "sempre e quando tiverem um compromisso e um sentido de pertencer à nação", sem dar maiores detalhes.

"Também vamos propor um sistema de primárias, voluntárias, simultâneas e vinculantes para eleições de candidatos à presidência, senadores, deputados, prefeitos e eventualmente vereadores", acrescentou o presidente.

Do Palácio Presidencial de La Moneda, Piñera adiantou ainda que está sendo elaborada "uma proposta de aperfeiçoamento e modernização da Lei Orgânica de Partido Políticos, que tem por objetivo aumentar a transparência no funcionamento desses grupos, melhorar a participação e fazer com que os partidos se abram à cidadania".