O gigante farmacêutico americano Walgreens adiou seu plano de vender kits para realizar testes genéticos personalizados após o organismo regulador, FDA, sugerir que os testes precisam ser aprovados pelas autoridades, indicou nesta quinta-feira (13/5) a rede de farmácias.
O kit proposto pela Pathway Genomics, denominado "Insight Saliva Collection", que deveria começar a ser vendido nesta sexta-feira nas lojas Walgreens dos Estados Unidos por cerca de 20 a 30 dólares, permite recolher uma amostra de saliva de acordo com instruções simples e contém um envelope padrão para enviar o material coletado a um dos laboratórios para análise.
Mas a Food and Drug Administration (FDA) contactou nesta semana a empresa para informar sobre a necessidade de uma aprovação das autoridades que controlam os medicamentos para poder vendê-los ao público.
Com preços diferenciados, as pessoas podem descobrir a partir do teste se têm predisposições a diversas doenças, como diabetes, Alzheimer ou câncer, e também reações a determinadas substâncias, como cafeína, medicamentos que combatem o colesterol, anticoagulante varfarina e tamoxifeno utilizado para combater o câncer de mama.
Casais que planejam ter filhos também podem descobrir se são portadores ou não de 23 variações genéticas que predispõem os filhos a doenças hereditárias, como a Talassemia (um tipo de anemia) ou os rins policísticos, além de serem informados sobre predisposição a leucemia, esclerose múltipla ou doenças cardiovasculares.