As mães de três excursionistas americanos detidos em Teerã disseram nesta quinta-feira (13/5) que viajarão para visitar seus filhos no início da próxima semana.
"Estamos encantadas em ter em nossos passaportes os vistos para viajar a esse país e visitar Shane, Sarah e Josh", disseram as mães em comunicado.
Shane Bauer e Josh Fattal, ambos de 27 anos, e Sarah Shourd, de 31, saíram no dia 31 de julho passado para uma caminhada no Curdistão iraquiano - região montanhosa e árida limítrofe com o Irã - e foram presos por entrar ilegalmente em território iraniano.
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Manuchehr Mottaki, anunciou na terça-feira que foram autorizados os vistos para que as mães dos três jovens possam visitá-los.
[SAIBAMAIS]"Estamos ansiosas para ver nossos filhos após nove longos e angustiantes meses, e estamos fazendo todo o possível para viajar ao Irã o quanto antes", disseram as mães, afirmando que viajarão a Teerã no início da próxima semana.
Os três jovens estão detidos na prisão de Evin, na capital iraniana.
Os Estados Unidos exigem sua libertação, afirmando que a entrada dos três no país foi um simples "erro", já que a fronteira entre Irã e Iraque está mal delimitada na área em que foram presos. Teerã considera, por sua vez, que "entraram ilegalmente no Irã com objetivos suspeitos".