O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou mensagem ao líder do Partido Conservador, David Cameron, que nesta terça-feira (11/5) tornou-se o novo primeiro-ministro do Reino Unido, sucedendo o trabalhista Gordon Brown. Na mensagem, Lula apresenta a Cameron "votos de êxito em suas novas funções" e lembra o encontro que tiveram em Londres, em novembro do ano passado.
Lula diz que "estou certo de que na sua gestão daremos continuidade à nossa cooperação nos foros multilaterais, no G20 Financeiro em particular, e trabalharemos juntos para reforçar ainda mais as excelentes relações que unem nossos dois países".
Ontem, após a renúncia de Gordon Brown, James Cameron foi até o Palácio de Buckingham para atender ao pedido da rainha Elizabeth II para formar o novo governo. Os conservadores retornam ao poder após um jejum de 13 anos da liderança trabalhista no comando da política britânica, a maior parte do tempo exercida por Tony Blair (1997-2007).
Cameron sinalizou que fará um governo de coalizão com os liberais-democratas. Entre os temas que ele pode ter pela frente como primeiro-ministro está a desaceleração econômica do Reino Unido e o aumento da dívida pública, um cenário que vai demandar políticas econômicas impopulares de cortes de gastos.
Também hoje, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, enviou mensagem ao novo secretário do Exterior do Reino Unido, William Hague. Amorim diz que "Brasil e Reino Unido são parceiros históricos, o que se reflete em nossas relações bilaterais e no diálogo que mantemos sobre os principais temas da agenda internacional. Tenho certeza de que nossa cooperação no âmbito do G20 Financeiro prosseguirá de modo frutífero nos próximos anos. Estou convicto de que o entendimento e a amizade que desde sempre unem nossos países continuarão a ser fortalecidos".