Jornal Correio Braziliense

Mundo

Benigno Aquino lidera eleição presidencial filipina (Comissão)

O senador Benigno Aquino, filho da ex-presidente Corazón Aquino, liderava nesta segunda-feira (10/5) a eleição presidencial filipina, segundo resultados parciais divulgados pela Comissão Eleitoral.

O favorito Aquino, de 50 anos, tinha 40,58% dos votos após a apuração de 57% dos votos à 00h local (13h de Brasília), indicou o presidente da Comissão Eleitoral, José Melo.

O senador Aquino, dado como favorito pelas pesquisas para suceder a Gloria Arroyo, superava com boa margem de diferença o ex-presidente Joseph Estrada (25,72%) e o senador Manuel Villar (13,85%), segundo os resultados parciais.

O presidente filipino é escolhido em apenas um turno, por maioria simples.

Os mais de 50 milhões de eleitores convocados às urnas nesta segunda-feira deviam também renovar as 250 cadeiras do Congresso (câmara baixa), 12 dos 24 senadores, 80 governadores de províncias e mais de 17 mil representantes locais.

"Noynoy" Aquino é herdeiro de uma importante dinastia política.

Sua mãe, Corazón Aquino, liderou a revolução que em 1986 tirou do poder o ditador Ferdinand Marcos, e depois tornou-se presidente. Seu pai, Benigno "Ninoy" Aquino, foi assassinado em 1983 quanto tentava voltar do exílio nos Estados Unidos para liderar o movimento democrático contra o regime de Marcos.

Após passar os últimos 12 anos entre o Congresso e o Senado, Benigno Aquino, formado em economia, fez da luta contra a corrupção e a pobreza os lemas de sua campanha presidencial.