O emissário americano, George Mitchell, reuniu-se nesta sexta-feira (7/5) com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, em Ramallah (Cisjordânia) como parte dos esforços para reiniciar o diálogo entre palestinos e israelenses.
Trata-se do primeiro encontro entre Mitchell e a parte palestina desde o início da nova missão do enviado americano para o Oriente Médio na região.
Este último encontrou-se com os principais líderes israelenses, entre eles o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, com quem conversou em duas ocasiões nestes últimos dias, em Jerusalém e em Tel Aviv, num clima de ceticismo geral.
Mitchell reuniu-se no fim da tarde com Abbas e com o principal negociador, Saeb Erakat, na Muqada, a sede da Autoridade Palestina em Ramala, Cisjordânia, segundo um jornalista da AFP.
O emissário americano reuniu-se mais cedo com o presidente israelense, Shimon Peres, com o ministro das Relações Exteriores, Avigdon Lieberman, e com a líder da oposição, Tzipi Livni.
O comitê executivo da Organização de Libertação da Palestina (OLP) se reúne no sábado para ratificar, a princípio, a retomada do diálogo com os israelenses, suspenso desde a última guerra de Gaza (no fim de 2008).
Segundo um funcionário de alto cargo palestino, Mitchell pode anunciar formalmente o lançamento das negociações indiretas no sábado à noite ou no domingo.
Permanecem grandes divergências sobre questões chave, como o traçado das fronteiras do Estado palestino, o estatuto de Jerusalém ou o futuro das colônias judaicas na Cisjordânia.
A rádio pública israelense informou, citando altos funcionários israelenses, que Washington havia evocado a possibilidade, em caso de fracasso das negociações indiretas, de apresentar um plano de paz coordenado pelo Quarteto para o Oriente Médio (EUA, ONU, União Europeia e Rússia).