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EUA negam retirada de brevê de pilotos americanos envolvidos no acidente da GOL

O Ministério de Relações Exteriores confirmou nesta quarta-feira (6/5) que a Embaixada Brasileira em Washington (EUA) foi comunicada da resolução da Federal Aviation Administration (FAA). O órgão nega o pedido de retirar as licenças profissionais dos pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino. A solicitação havia sido feita no dia 14 de abril, por uma comitiva de deputados brasileiros e representantes das famílias das vítimas.

A comitiva apresentou um laudo, endossado pelo Ministério Público Federal do Brasil, que acusa Joseph Lepore e Jan Paladino de não terem acionado o TCAS, equipamento responsável pelo contato entre a aeronave e as torres de transmissão.

Em nota, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados afirmou que dará "o total apoio político necessário para que a Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Acidente da Gol entre com pedido de acompanhamento do caso junto à Corte Iteramericana de Direitos Humanos".

O presidente da comissão, deputado Milton Monti (PR-SP), manifestou também seu descontentamento e surpresa com a resposta negativa da FAA pela cassação dos brevês dos dois pilotos do Legacy. Segundo ele, o dossiê apresentado às autoridades aéreas americanas contém "provas irrefutáveis de negligência e imperícia dos pilotos americanos.

Histórico

O Boeing 737/800 da Gol que realizava o vôo caiu no norte de Mato Grosso depois de ser atingido pelo Legacy, em 29 de setembro de 2007. Todas as 154 pessoas - 148 passageiros e seis tripulantes - que estavam no avião morreram.

Os sete ocupantes do Legacy sobreviveram depois de o avião pousar em uma base militar na serra do Cachimbo (PA).