Jornal Correio Braziliense

Mundo

Senadores americanos propõem aumentar multa a petroleiras

Senadores americanos apresentaram nesta segunda-feira (3/5) um projeto de lei para subir dos atuais 75 milhões de dólares para 10 bilhões de dólares o teto de indenizações que as petroleiras devem pagar caso causem danos econômicos, citando o exemplo dos vazamentos de óleo, informou um comunicado.

"As manchas negras podem causar importantes sequelas na economia. Estamos satisfeitos de que os custos da mancha (do Golfo do México, provocada por um vazamento de petróleo da britânica BP) serão cobertos, mas para as pequenas empresas, os pescadores e as autoridades locais, isso é um escasso consolo", disse um dos autores do projeto, o senador Robert Menéndez, em comunicado.

Os senadores Menéndez, Frank Lautenberg e Bill Nelson estimam que danos econômicos como perda de receitas no turismo, na pesca ou prejuízos aos recursos naturais devem ser cobertos pelas petroleiras, até um máximo de 10 bihões de dólares.

Caso esse teto seja atingido, as empresas ou pessoas que se considerarem prejudicadas poderiam recorrer a um fundo especial financiado por uma taxa sobre o petróleo extraído ou importado nos Estados Unidos, completaram os senadores.

No entanto, os pagamentos desse fundo também têm um teto, atualmente em 1 bilhão de dólares, e os senadores propõem aumentá-lo.