Jornal Correio Braziliense

Mundo

Morre o decano dos cardeais, o bávaro Augustin Mayer

O cardeal Augustin Mayer, 98 anos, morreu na manhã desta sexta-feira, em Roma, aos 98 anos de idade, anunciou a agência de informação católica I-Média.

Em 1984, João Paulo II (1978-2005) nomeou-o à direção da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

O Papa o designou cardeal no dia 25 de maio de 1985, antes de colocá-lo no comando da Comissão Pontifícia Ecclesia Dei, da qual foi o primeiro presidente de 1988 a 1991.

Em um telegrama, o Papa Bento XVI rendeu uma homenagem ao compromisso do cardeal Mayer, e destacou especificamente seu "apreciado serviço na Santa Sé, primeiro na comissão preparatória do Concílio Vaticano II, e depois em diferentes setores da cúria romana".

O funeral do cardeal Paul Augustin Mayer será celebrado na segunda-feira de manhã na Basílica de São Pedro. Ao finalizar a missa, Bento XVI presidirá o rito final da cerimônia e tomará a palavra.

O mais velho dos cardeais é agora o italiano Ersilio Tonini, de 95 anos. O mais jovem é o húngaro Peter Erdo, nascido em 25 de junho de 1952. O colégio dos cardeais conta agora com 180 membros.