Representantes dos governos de Brasil e Paraguai firmaram nesta sexta-feira (23/4) um programa de cooperação de combate às drogas, o segundo deste tipo entre os dois países, informou à AFP o ministério paraguaio das Relações Exteriores.
O programa de Cooperação prevê metas e prazos para a execução de operações e outras atividades conjuntas de investigação e combate à produção e ao tráfico de drogas no período 2010-2012.
O documento foi firmado hoje na sede da Chancelaria paraguaia pelo diretor-geral da Polícia Federal brasileira, Luiz Fernando Correa, e pelo secretário executivo da Secretaria Nacional de Combate às Drogas (Senad) do Paraguai, comissário César Aquino.
As duas instituições se comprometeram ainda a monitorar o plantio de maconha e a realizar operações para a erradicação desta droga, além de missões anuais conjuntas de investigação para desarticular organizações criminosas.
Também ficou acertado a troca de informações nas áreas de perícia criminal, capacitação de funcionários paraguaios e outras atividades conjuntas para o combate às drogas.
O programa faz parte do acordo entre os dois países sobre prevenção, controle e repressão ao tráfico de drogas, firmado em 29 de março de 1988.