Jornal Correio Braziliense

Mundo

Santos pode 'gerar guerra' entre Venezuela e Colômbia, diz Chávez

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, advertiu nesta quinta-feira (22/4) que uma intervenção militar colombiana em território venezuelano, similar a que ocorreu no Equador em 2008 contra as Farc, pode "gerar uma guerra".

As declarações de Chavez aludem à candidatura à presidência da Colômbia de José Manuel Santos, ministro da Defesa colombiano durante a operação militar que provocou uma forte crise com o Equador, em 2008.

"É preciso lembrar que Santos foi quem ordenou o bombardeio do território equatoriano (em março de 2008) e o assassinato de um grupo de pessoas ali, com desculpas para matar, como mataram, um chefe guerrilheiro das Farc (Raúl Reyes)", disse Chávez durante uma conferência climática na Bolívia.

[SAIBAMAIS]Santos "afirmou que ele é capaz de fazer também na Venezuela e em qualquer outro país, o que poderia gerar uma guerra, uma guerra que interessa aos Estados Unidos, é a estratégia do império", acrescentou.

"Não podemos esquecer que os Estados Unidos acabam de fechar um acordo com o governo da Colômbia para instalar sete bases militares, que vão dar poder aos Estados Unidos em todo o continente até no Cone Sul, incluindo a África", afirmou.

O primeiro turno das eleições presidenciais ocorre no dia 30 de maio.