Jornal Correio Braziliense

Mundo

Nova York celebra 40 anos do Dia da Terra com festa e leilão

Nova York comemora, esta quinta-feira (22/4), os 40 anos do Dia da Terra com um evento na Times Square e um leilão, patrocinado por celebridades em apoio à causa ecológica global.

"Fizemos muitos avanços para melhorar nosso meio ambiente", disse o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. "Mas ainda há muito por fazer", acrescentou.

Na Times Square, área recentemente transformada em zona de pedestres, Bloomberg comemorou a data ao lado de vários artistas, do grupo de reggae ;The Wailers; e ao som de temas do musical "Hair", em referência aos anos 1970, quando surgiu o movimento ambientalista.

Bloomberg apresentou os feitos do plano adotado há três anos com a ambiciosa meta de transformar Nova York em uma cidade "verde".

À noite, a casa de leilões Christie;s organiza uma venda especial patrocinada por celebridades para financiar quatro organizações sem fins lucrativos que apóiam projetos ecológicos.

[SAIBAMAIS]Uma partida de golfe com Bill Clinton, cinco noites de excessos em Bali ou um fim de semana de loucuras em Manhattan serão leiloados por ocasião do Dia da Terra. Salma Hayek, Brooke Shields, Candice Bergen e John McEnroe, participam, entre outros, da iniciativa.

Entre os cerca de 20 lotes à venda constam, ainda, obras de artistas famosos como Damien Hirst, Olafur Eliasson, Jenny Holzer, Keith Tyson, Zeng Fanzhi e Subodh Gupta.

Celebrado pela primeira vez em 22 de abril de 1970, o Dia da Terra marcou, há 40 anos, o nascimento do movimento ecologista em escala global.

No ano passado, a ONU proclamou a data "Dia Internacional da Mãe Terra", uma iniciativa impulsionada pelo presidente boliviano, Evo Morales.