Jornal Correio Braziliense

Mundo

Fatah e Hamas realizam manifestação juntos em Gaza

Os dois movimentos rivais palestinos, o Fatah, do presidente Mahmud Abbas, e o islamita Hamas, fizeram uma manifestação juntos nesta quarta-feira (21/4) na Faixa de Gaza, pela primeira vez desde sua ruptura em 2007.

Centenas de pessoas e representantes de todos os movimentos palestinos - entre eles o islamita Hamas e o laico Fatah - participaram da manifestação realizada próxima a passagem fronteiriça de Erez, entre a Faixa de Gaza e Israel, constatou a AFP.

[SAIBAMAIS]Os manifestantes denunciaram duas novas instruções militares israelenses que permitirão, segundo eles, a expulsão massiva de palestinos que residem na Cisjordânia. "Juntos contra a decisão sionista de expulsar os palestinos da Cisjordânia", indicavam cartazes levados pelos manifestantes.

Em nome das facções palestinas, o representante do Fatah Hicham Abdelrazek afirmou que "todos os palestinos rejeitam as medidas arbitrárias israelenses contra o povo palestino".

Segundo o jornal israelense Haaretz e organizações de defesa dos Direitos Humanos, as novas medidas do exército hebreu, cujo objetivo é impedir as "infiltrações", poderiam autorizar a expulsão ou prisão de milhares de palestinos que moram na Cisjordânia.

Israel desmetiu que planeje realizar expulsões massivas.