O presidente venezuelano, Hugo Chávez, recebeu na tarde desta terça-feira (20/4), em Caracas, o presidente cubano, Raúl Castro, que chegou em visita ao país na segunda-feira para participar das comemorações do Bicentenário da Independência venezuelana.
Até agora não se informou qual será a agenda deste encontro entre Chávez e o colega cubano, que foi recebido com honras militares debaixo de chuva, em Caracas.
Raúl particiou, na segunda-feira (19), na capital venezuelana, ao lado de outros presidentes latino-americanos, da comemoração do Bicentenário da Indpendência, um dia que se encerrou com uma cúpula dos chefes de Estado e governo da Aliança Bolivariana para os Povos da América (Alba).
Chávez, que considera o irmão mais velho de Raúl, Fidel Castro, como um ;pai político;, esteve em Havana em 15 de abril após uma visita à Nicarágua.
A Venezuela é o principal parceiro comercial de Cuba e seu volume de negócios ronda os 5 bilhões de dólares anuais, segundo números oficiais.
Em 2008, a Venezuela enviou a Havana 115 mil barris diários de petróleo e derivados, segundo cifras venezuelanas. A maioria destas provisões segue um acordo de financiamento especial entre a Venezuela e a ilha caribenha.